É um bom momento para o mercado logístico, transporte & automotivo. Com uma expectativa líquida de emprego de 53%, Os segmentos lideram as projeções do 3º semestre de 2025 de contratação no Brasil para o terceiro trimestre de 2025.
O mercado logístico está aquecido em 2025
Esse dado indica que mais da metade das empresas do setor pretendem contratar. Além disso, o Brasil aparece com 33% de expectativa líquida de emprego no ranking global, superando a média mundial de 24%. No entanto, apesar da projeção positiva, há obstáculos importantes no caminho de quem lidera operações logísticas. A escassez de mão de obra, a baixa qualificação e a limitação estrutural das estradas são fatores que não podem ser ignorados.
Infraestrutura no transporte rodoviário: frota cresce, estradas não
De acordo com o Atlas CNT do Transporte, o crescimento da frota brasileira nos últimos anos não foi acompanhado pela evolução da malha viária.
Dados que explicam o descompasso:
- Entre 2014 e 2023, a frota de caminhões pesados aumentou em 41,8%;
- No mesmo período, a malha federal pavimentada cresceu apenas 0,3%;
- Apenas 12,8% das rodovias federais são duplicadas, o que representa 8.493 km.
Esse descompasso impacta diretamente a eficiência logística. Mais caminhões trafegando em rodovias antigas, com manutenção limitada, significa aumento nos custos por quilômetro rodado e também maior exposição ao risco. Além disso, a sobrecarga de trechos críticos prejudica os prazos de entrega e eleva o desgaste físico e emocional dos motoristas.
Falta de motoristas no transporte rodoviário preocupa o setor
Enquanto o volume de cargas aumenta e a frota se expande, o número de profissionais habilitados para dirigir caminhões vem diminuindo drasticamente.
Queda significativa na última década:
- Em 2014, o Brasil contava com 5,5 milhões de motoristas habilitados para categoria C, D ou E;
- Em 2024, esse número caiu para 4,4 milhões.
Isso representa uma redução de mais de 1 milhão de profissionais, ou seja, cerca de 20% da força de trabalho especializada.
Esse cenário traz consequências diretas: mais dificuldade na contratação, sobrecarga nos motoristas ativos e um risco maior de desengajamento e evasão da profissão.
Portanto, é fundamental que transportadoras comecem a agir agora, investindo não só na busca por novos talentos, mas também na retenção e valorização dos profissionais que já estão na operação.
Alta na expectativa de contratação no mercado logístico
Mesmo diante desses gargalos, o mercado logístico segue demonstrando intenção de crescimento. A pesquisa do ManpowerGroup revelou que:
- 53% das empresas do setor pretendem contratar ainda neste trimestre
- Minas Gerais se destaca regionalmente, com 40% de expectativa de contratação entre os empregadores locais
- O Brasil é um dos países mais otimistas do mundo quanto à ampliação de equipes no setor logístico
Enquanto isso, o desafio permanece: como crescer de forma sustentável, com estrutura e com uma equipe cada vez mais difícil de formar e manter?
Como usar dados e tecnologia para valorizar motoristas e melhorar a gestão
Neste novo cenário, não basta contratar, é preciso reter, capacitar e engajar.
Empresas que apostam em dados e tecnologia têm mais chances de equilibrar crescimento com eficiência e segurança.
Na Gobrax, a inteligência logística começa pela visão completa da operação e isso inclui pessoas, processos e resultados. Com a plataforma para o gestor e o aplicativo do motorista, a transportadora pode:
- Unificar os dados da frota e da performance dos condutores
- Acompanhar resultados em tempo real e agir com agilidade
- Reduzir o consumo de combustível e os riscos operacionais
- Valorizar os motoristas com feedbacks justos e reconhecimento de verdade
Além disso, os dados permitem uma gestão mais estratégica da jornada, contribuindo diretamente para a motivação e segurança de quem está nas estradas.
Conclusão: o futuro do mercado logístico exige equilíbrio entre frota, estrada e pessoas
Os dados não deixam dúvidas: o transporte rodoviário vai continuar sendo o principal motor logístico do Brasil.
No entanto, crescer com frota sem ter estrada, e sem ter motoristas, é colocar em risco a saúde do setor.
Portanto, o equilíbrio entre tecnologia, gestão de pessoas e planejamento é o único caminho possível.
Na dúvida sobre por onde começar?
A Gobrax está aqui para caminhar com você. Com dados, soluções práticas e visão de futuro.
Nos vemos na estrada!