Fazer média no caminhão é uma das atitudes mais inteligentes que um motorista pode adotar para economizar combustível, preservar o veículo e se destacar na transportadora. Ainda que pareça simples, atingir uma boa média depende de técnica, atenção e planejamento.

Afinal, o combustível em algumas empresas pode representar até metade do custo de operação de um caminhão. Por isso, cada litro economizado faz diferença no final do mês, principalmente para quem vive na estrada. E a boa notícia é que, com pequenas mudanças nos hábitos ao volante, dá para melhorar (e muito) o rendimento do bruto.

Por que fazer média é tão importante?

Antes de mais nada, é preciso lembrar: chegar rápido não é o que define um bom motorista. Em vez disso, o que realmente mostra que o condutor tem técnica é controlar a condução, andar com inteligência e previsibilidade, preservando o veículo. Como resultado, a economia vem como consequência.

Além disso, motoristas que fazem média ganham destaque nas transportadoras. Isso porque ajudam a reduzir custos operacionais, aumentar a vida útil do caminhão e até melhorar a pontuação em programas de desempenho.

Dicas práticas para fazer média com seu caminhão

1. Acelere com paciência

  • Em primeiro lugar, evite pisar fundo ou acelerar. Acelere sempre com suavidade.
  • Suba marchas gradualmente e não cruze marcha sem necessidade.
  • Não acelere nas descidas: o caminhão embala sozinho, então aproveite isso!

2. Trabalhe com o giro certo

  • Em subidas, busque a marcha correta, a famosa “dona da casa”. Aproveite ao máximo a faixa de rotação onde se encontra o torque máximo do motor e faixa extra econômica (de acordo com a instrução do fabricante).
  • A faixa verde e o aproveitamento de embalo são cruciais para uma média boa, sempre praticando a condução econômica e segura.

3. Planejamento é tudo

  • Sempre que possível, saia mais cedo e evite horários de pico no seu destino. Nada melhor que dirigir de cabeça fria!
  • Viu que o sinaleiro está fechando? Nesse caso, tire o pé do acelerador e use o freio auxiliar (motor ou retarder) para aproveitar a inércia. Se precisar parar, use o pedal de freio a uma velocidade bem baixa, sem desgastes relevantes no sistema de freio de serviço.
  • Quando possível, tenha um planejamento de rota para evitar vias ruins e congestionamentos. Inclusive, seu Gestor de Frotas pode te ajudar nisso!

4. Use tecnologia a seu favor

  • Por exemplo, tag de passagem rápida no pedágio: economiza tempo, embreagem, freio e diesel.
  • Se sua empresa faz uso de tecnologias para acompanhar a viagem, use como sua aliada para melhorar ainda mais sua condução e se destacar no mercado.

Cuidados com o caminhão: parte essencial da média

1. Pneus e calibragem do caminhão

  • Pneus murchos aumentam o atrito com o solo, como se o caminhão estivesse freando levemente o tempo todo, aumentando o consumo de combustível. Por isso, faça a calibragem correta do pneu de acordo com a instrução do fabricante.

2. Filtros, manutenção do caminhão e balanceamento

  • Troque os filtros de ar e combustível no prazo certo.
  • Faça alinhamento e balanceamento sempre que necessário.
  • Em resumo, uma boa manutenção garante maior vida útil de vários componentes do caminhão, maior disponibilidade do mesmo, maior produtividade além de um menor consumo de combustível.

3. Peso bem distribuído no caminhão

  • Carregue com atenção a distribuição da carga. Excesso de peso e má distribuição afetam diretamente o consumo.

Hábitos que atrapalham (e muito) sua média

  • Deixar o caminhão ligado por muito tempo parado só queima diesel à toa, além de diminuir a vida útil do motor do “bruto” devido a desgastes prematuros de peças.
  • Acelerar forte e frear bruscamente aumenta o consumo de combustível, o desgaste com lonas e pastilhas de freio, além da segurança.
  • Fazer ultrapassagens arriscadas faz com que o motorista tenha que acelerar mais, aumentando o consumo de diesel e ficando mais vulnerável a acidentes.
  • Ter pressa e não respeitar o limite da via são fatores que colaboram para o aumento de consumo de diesel e da probabilidade de acidentes.

O maior vilão da média: falta de conhecimento

O principal motivo dos motoristas não conseguirem fazer média no caminhão é a falta de capacitação adequada.

Isso não quer dizer que o motorista não saiba dirigir. Na realidade, ele apenas não teve as informações necessárias de como dirigir de forma econômica. É aí que entra o papel do gestor de frota para capacitar e orientar o motorista.

Gestor, sua lição de casa é:

  • Implantar treinamentos de condução econômica e segura;
  • Analisar se os veículos estão em boas condições para rodarem;
  • Avaliar se as rotas, metas e cargas estão compatíveis;
  • Acompanhar os resultados após o treinamento.

E para os motoristas, como manter os bons resultados?

Depois que a média aparece, o desafio é manter. Nesse momento, entra o papel motivador do gestor de frotas.

Ideias para incentivar motoristas:

  • Premiações (em dinheiro, eletrônicos, vale-presentes);
  • Folgas remuneradas;
  • Confraternização (um churrasco une e motiva o time!)

Para construir uma boa média no seu caminhão, é preciso ter técnica de condução, conhecer o caminhão que está dirigindo e as ferramentas de trabalho e tecnologia que oferece.

Em outras palavras, precisa ter o CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude). Ou seja: você deve buscar o Conhecimento, colocar em prática estes conhecimentos para que você tenha Habilidade, e, tendo o Conhecimento e Habilidade, cabe a você querer ter a Atitude de fazer o melhor em prol de melhores resultados.

Não exija que o motorista mude tudo da noite pro dia, mas sim que adote pequenas ações consistentes.

Agora que você já sabe por onde começar, bora colocar essas dicas em prática?

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