Que a tecnologia está ganhando cada vez mais o mercado, a gente sabe. Mas você está aproveitando ela da melhor maneira para elevar a experiência do cliente e otimizar a operação da sua transportadora?
O elo final
O motorista é a última ponta da cadeia logística e a mais importante para desempenhar um papel crucial na fidelização do cliente. Mantê-lo engajado dentro da sua operação é o que faz ele entregar o melhor resultado para a empresa.
Uma pesquisa do Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC) indica que o número de motoristas habilitados no Brasil está diminuindo desde 2015, e, para continuar com os melhores, sua transportadora precisa se destacar.
Invista em tecnologias que permitam a autonomia do condutor na viagem e promovam premiações justas.
Além de manter o motorista mais engajado, aumenta o bem-estar, traz senso de responsabilidade, seu caminhão tem uma durabilidade maior, a emissão de CO2 diminui e consequentemente gera mais economia para o caixa da empresa.
Tome iniciativas baseadas em dados para mapear as principais dores do motorista e implementar melhorias nas condições de trabalho é essencial para que ele se sinta bem e valorizado.
Com uma concorrência cada vez mais acirrada por bons profissionais, investir em tecnologias que melhoram a comunicação, simplificam processos e oferecem treinamentos personalizados faz toda a diferença para transmitir esse cuidado ao consumidor final, elevando o padrão de atendimento e consolidando a reputação da transportadora.
Como a tecnologia pode ajudar na experiência do meu cliente?
A dor do cliente é sua dor também, antecipar esses problemas é sair na frente.
Para isso, otimizar rotas, ter uma previsão de entrega, e trazer dados concretos da viagem e ESG deixam sua transportadora no topo na hora das empresas buscarem por operações logísticas. Mas lembre-se: manter a boa relação (o famoso olho no olho) sempre será o fator principal para construir uma boa parceria. A Gobrax pode ser o braço direito para o Gestor de Frota da sua transportadora, elevando a tecnologia da empresa com análises completas e personalizadas de acordo com a quantidade da frota, tipo de caminhão e objetivo da empresa.
Com o apoio da tecnologia, como usar o tempo que você ganha?
- Aperfeiçoe os processos internos e estratégias de distribuição.
Resolva os desafios da constância ao estruturar a capacidade de atender a demanda crescente das lojas. - Busque maneiras de unificar as entregas para aumentar a eficiência e reduzir custos.
- Pense em como ter um bom processo de treinamento: criar uma área de Gestão de Parcerias pode ser uma boa solução para padronizar a comunicação, procedimentos de entrega e dicas do que é interessante ou não fazer para manter os parceiros aquecidos.
- Adotar a tecnologia de forma estratégica transforma sua transportadora em um exemplo de eficiência, sustentabilidade e excelência no atendimento ao cliente.
Gostou do assunto e quer saber mais? O Podcast Move Academy pode te ajudar a ter insights de como superar o nível de serviço da sua transportadora cada vez mais.
Nos vemos na estrada! 👋